quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Caminho das Índias

_MG_6219
Peço desculpa a todos pela demora em atualizar os posts, mas é que a conjunção Carnaval- problemas na placa mãe da minha máquina me impediu de ficar mais presente aqui no blog. Mas agora que tudo se normalizou, volto a postar regularmente aqui.

E para retomar os trabalhos, sugiro essa receita da foto, de inspiração oriental: curry de legumes com arroz de coco ( a foto é de Rafael Medina). A receita, uma mistura de Tailândia com Índia, é simples e aromática e agrada a todos que curtem os sabores mágicos desses dois países. Aí vai:

Curry de Legumes com Arroz de Coco
Ingredientes para o Curry:
metade de uma couve-flor média em pedaços regulares;
1 berinjela cortada em cubos com a casca e tudo;
2 cebolas pequenas cortadas em fatias não muito finas;
1 cenoura média cortada em rodelas;
1 abobrinha pequena cortada em rodelas;
coentro picado a gosto;
curry em pó a gosto;
metade de uma pimenta dedo de moça bem picada, sem as sementes (essa quantidade é aproximada, pois vai depender do quanto o curry é apimentado; quanto mais ele o for, menor é a quantidade de pimenta);
sementes de cominho amassadas num pilão a gosto;
1 a 2 folhas de louro;
suco de limão a gosto;
raspas de casca de limão a gosto;
sal a gosto;
açúcar a gosto (o açúcar vai complementar a acidez do limão, você tem que dosá-lo de uma forma que ele equilibre o sabor do prato);
óleo vegetal a gosto.

Ingredientes para o arroz de coco:
2 xícaras de arroz integral (em média, duas xícaras de arroz rendem quatro porções);
2 xícaras de leite de coco;
2 xícaras de água;
1 xícara de coco raladao;
cebolinha picada a gosto;
2 tabletes de caldo concentrado de legumes;
sal e pimenta a gosto;
óleo vegetal a gosto.

Modo de fazer
Curry de Legumes:
Aqueça um pouco do óleo em uma panela de fundo grosso e vá fritando os legumes um a um, reservando-os. Todos devem ficar al dente. Aqueça mais um pouco do óleo, acresente a pimenta picada, o cominho, o louro e o curry e frite esses temperos até que liberem todos os seus aromas. Acresente os legumes reservados, o resto dos temperos, deixe apurar e está pronto.

Arroz:
Aqueça o óleo numa panela, refogue o arroz até que fique bem frito e acrescente o coco, o caldo de legumes, a água fervente e o leite de coco. Deixe cozinhar até que a arroz fique al dente. Acrescente a cebolinha, acerte o sal e a pimenta e sirva acompanhando o curry.

Além do arroz, você pode servir uma salada verde de acompanhamento como eu fiz na foto aí de cima. Nesse caso, escolha folhas verdes variadas (agrião, alfaces diversas, rúcula etc. etc.) e tempere-as com sal, pimenta, azeite e limão.

E para continuar nesse clima ocidente encontra oriente, taí uma música de Alice Coltrane (mulher do John Coltrane) que é bem legal: Isis and Osiris. Ela faz parte do seu disco de 1970, Journey in Satchidananda que é bem inspirado na cultura indiana. Muita gente não conhece o trabalho dessa artista, mas vale a pena entrar em contato com o jazz super pessoal que ela faz e essa gravação ainda conta com a participação luxuosa do brilhante Charles Haden. Namastê!


Nenhum comentário: