terça-feira, 3 de março de 2009

Ave, César?

Salada Ceaser 1
foto: Rafael Medina

Muita gente acha que a Salada César tem alguma relação com o tal do imperador romano, mas o seu nome vem do seu criador, o italiano Caesar Cardini, que saiu de Roma e, junto com o seu irmão, fundou um hotel em Tijuana no México, nos anos 20. Naquela época, em plena Lei Seca, muitos americanos iam àquela região para descansar e beber à vontade.

Dizem que a salada foi criada no feriado do dia 4 de julho de 1924, dia da Independência dos Estados Unidos, com o hotel lotado de turistas, e, logo depois, tornou-se um dos mais famosos pratos da culinária norte- americana. Veja como a receita é fácil:

Salada César (Caesar Salad)

Ingredientes:
2 pés de alface americana;
pedaços de pão cortados em quadrados, a gosto;
Fondor a gosto (opcional)
salsa desidratada a gosto (opcional);
3 filés de anchova;
mostarda amarela a gosto;
molho inglês a gosto;
3 colherers de sopa de maionese a gosto;
suco de 1 limão;
2 dentes de alho;
azeite a gosto;
sal e pimenta a gosto;
cebolinha verde picada a gosto (opcional);
lascas de parmesão ralado a gosto.

Modo de fazer:
Faça primeiro os croûtons que são os pedaços de pão torrados no azeite. Você pode comprá-los prontos, mas acho mais gostoso fazê-los em casa. Unte um tabuleiro com azeite e distribua ali os quadrados de pão. Regue com mais azeite e tempere com Fondor e salsa desidratada. Se preferir, utilize somente sal e pimenta, que é a forma original de se temperar os croûtons. Leve-os ao forno até que fiquem torrados.

Prepare o molho. Coloque o alho, a anchova, o limão, a mostarda e o molho inglês no liquidificador e bata até virar uma mistura homogênea. Acrescente a maionese e, sem parar de bater, vá adicionando o azeite em fio, até que o molho adquira uma boa consistência. Prove para ver se o sabor está equilibrado, Se ficar muito ácido, corrija com um pouco de azeite.

Lave e seque as folhas de alface e rasgue-as em pedaços irregulares. Distribua as folhas numa saladeira, acrescente o molho, a cebolinha, os croûtons e as lascas de parmesão. Mexa cuidadosamente para que tudo se incorpore bem. Tempere com pimenta e sal (cuidado com o sal, pois a anchova e o parmesão já são salgados). Cubra com papel filme e leve à geladeira para que o alface fique mais crocante. Na hora de servir, decore a salada com mais parmesão, croûtons e um fio de azeite.

Se quiser variar, acrescente tiras de frango fritas em azeite e temperadas com sal e pimenta.

A receita original utilizava gema de ovo crua em vez de maionese, mas acho muito perigoso devido à possibilidade de contaminação por salmonella. Alguns também preferem substiuir a maionese por creme de leite, mas acho que a maionese dá um sabor mais interessante à salada.

Agora, imagina como devia ser esse hotel, em plenos anos 20, cheio de americanos ricos querendo beber e se divertir a valer. Acho que devia ser uma coisa deliciosa, mais ou menos assim:

Nenhum comentário: