segunda-feira, 6 de abril de 2009

Berinjelas Mil no Coração do Brasil

_MG_6410
FOTO: Rafael Medina

Esse
prato eu fiz há algum tempo: Talharim com Molho de Berinjelas. É uma receita clássica, de origem italiana. Gosto de fazer um molho bem cozido, com as berinjelas desmanchando, o que faz com que seu sabor seja suavizado, agradando até mesmo quem não é muito fã desse ingrediente. Outra coisa que dá um toque a mais a esse prato é o uso de berinjelas fritas no azeite: o visual fica ótimo e o sabor, delicioso.

Se você quiser incrementar mais um pouquinho, use bacon frito em cubos, fica um pouco mais gorduroso mas o sabor é incrível e combina muito bem com esse molho.

Talharim com Molho de Berinjelas

Ingredientes:
4 berinjelas médias, cortadas em cubos;
8 tomates médios, bem maduros, sem as sementes e as cascas, picados (se puder use os italianos);
2 cebolas grandes, picadas;
5 dentes de alho bem picados;
1 pimentão verde picado;
salsa e cebolinha verde picadas;
sal e pimenta do reino moída na hora, a gosto;
azeite a gosto;
1 colher de sobremesa rasa de páprica picante (opcional).
500 g de talharim fresco;
queijo parmesão ralado na hora a gosto.

Modo de Fazer:
Frite a cebola, o alho e o pimentão no azeite por uns minutos. Coloque os tomates e três das quatro berinjelas picadas. Tempere com sal, pimenta e páprica. Vá adicionando água aos poucos, o suficiente para desmanchar totalmente as berinjelas e os tomates. O molho deve ficar com uma consistência pastosa. Ao final, acrescente a salsa e cebolinha e desligue o fogo.

À parte, frite a quarta berinjela em cubos num pouco de azeite, até que dourem. Retire-as com uma escumadeira, secando-as em papel absorvente.

Cozinhe o talharim em água abundante e fervente até que fique al dente.

Em pratos individuais (essa receita rende mais ou menos quatro porções), coloque um pouco do molho, acrescente o talharim e mais molho por cima. Decore com os cubos fritos de berinjela e com a salsa e polvilhe com queijo ralado. Sirva com um bom vinho tinto ou mesmo um branco bem gelado.

E quer entrar definitivamente no clima italiano? Ouça essa gravação, Her Cab que, apesar de seu nome em inglês, tem uma atmosfera de cançoneta italiana, só que bem jazzística. Quem está na clarineta é Gianluigi Trovesi e no acordeão, Gianni Coscia. E os dois arrasam!


Nenhum comentário: