sexta-feira, 3 de abril de 2009

O Frango que Satisfaz!

_MG_7403
FOTO: Rafael Medina

Frango
assado sempre me faz lembrar o final de semana. Aquele que sempre imagino é o que vem acompanhado de farofa, salada de batatas e arroz. Esse que eu fiz foi para acompanhar o arroz à grega das Gôndolas do Prazer, conto que abriu a nossa seção intitulada Sabores da Sedução. Ele não leva farofa ou salada de batatas, mas garanto que é uma delícia!

Chamo a atenção para o sal de pimenta que tempera o frango. É uma coisa super fácil de fazer e dá um sabor especial a qualquer prato. É só bater, no liquidificador ou no processador, 1 kg de sal grosso com um bom punhado de pimenta dedo de moça. O sal fica vermelho por causa da pimenta que, com o tempo, vai secando e perdendo o seu sabor picante. Ela vai ficando cada vez mais doce, com um ótimo aroma. Mas se você fez o sal hoje e quer usá-lo em alguma receita, tome cuidado pois ele deve estar bem picante.

Não dei a receita do arroz à grega pois é só dar uma olhadinha nas Gôndolas do Prazer que você vai aprender rapidinho como se faz. Com o frango e um arroz à grega desses, o seu final de semana está garantido!

Frango Assado com Legumes e Arroz à Grega

Ingredientes - Frango:
8 pedaços de frango, de preferência coxas e sobrecoxas;
mostarda de Dijon a gosto;
sal de pimenta a gosto;
folhas de sálvia picadas grosseiramente a gosto (se preferir, use a sálvia seca);
raspas de limão a gosto.

Ingredientes - Legumes Assados
4 batatas médias, cortadas em quatro;
2 cenouras médias, cortadas em rodelas;
2 cebolas, cortadas pela metade com a casca e tudo;
1/2 couve-flor, cortada em pedaços;
1 abobrinha média, cortada em rodelas;
1 pimentão verde grande sem as sementes e cortado em pedaços;
dentes de alho de 1 cabeça de alho média, com a casca e tudo;
azeite a gosto;
alecrim fresco (ou seco) a gosto;
sal e pimenta do reino moída na hora a gosto.


Modo de Fazer - Frango:
Misture todos os ingredientes numa tigela e deixe pegando gosto por cerca de uma hora, na geladeira (cubra a tigela com um pano). Retire os pedaços de frango e distribua-os num tabuleiro untado com azeite. Regue os pedaços com o líquido que ficou na tigela, cubra o tabuleiro com papel alumínio e leve ao forno baixo. Quando estiverem quase cozidos, retire o papel alumínio. Eles ficarão prontos quando estiverem corados.

Modo de Fazer - Legumes Assados:
Coloque os pedaços de batata, os dentes de alho e as rodelas de cenoura num tabuleiro untado com azeite, tempere-os com sal, pimenta e alecrim e leve ao forno. Na metade do tempo, acrescente as cebolas, a couve-flor e o pimentão e regue com mais azeite. Quase no final, coloque a abobrinha e tempere mais uma vez com alecrim, pimenta e sal. Regue com azeite. Os legumes ficarão prontos quando o alho, as batatas e as cenouras estiverem bem cozidos e o restante, al dente. Não tenha medo de provar o alho, ele perde toda sua ardência quando assado e fica com um sabor delicioso!




3 comentários:

crazy loly pop disse...

gente, é de verdade isso?
ta lindo demais!

No Caso disse...

mas essa é a famosa galinha azul?

Unknown disse...

Eu tinha perdido o tesão no frango assado do final de semana, mas esse aí promete: vou tentar!