quarta-feira, 8 de abril de 2009

Semana Santa Diferente

_MG_7714
FOTO: Rafael Medina

Semana Santa é época de peixe, não é verdade? E se você quiser substituir o clássico bacalhau por algo mais diferente, siga esta receita, Peixe com Nirá, Pimentões Refogados e Salada, que você não vai se arrepender.

O nirá é o nome dado para as hastes da cebolinha japonesa e é de onde sai as flores desta erva (o nirá é colhido antes de as flores desabrocharem). Muita gente no Oriente usava o nirá para proteção espiritual e seu uso na cozinha daquela região é bem difundido (principalmente no Japão).

Chamo atenção também para as sementes de coentro utilizadas nos pimentões refogados. Para quem não conhece, esse tempero é ótimo e bem diferente das folhas do coentro: tem um paladar cítrico que combina bem com o doce dos pimentões.

A salada que acompanha o prato é bem simples também: pepinos, alface americana e radicchio. Eu adoro radicchio, mas quem não curte muito verduras amargas, use outro tipo de alface (crespa, lisa etc.) que o resultado ficará bom também.

Peixe com Nirá, Pimentões Refogados e Salada

Ingredientes:
4 postas de cação (ou outro peixe carnudo, como o salmão, o namorado ou o badejo);
nirá a gosto picado (deixe algumas hastes para decorar o prato);
1 pimenta dedo de moça bem picada, sem as sementes;
suco de meio limão;
sal e pimenta do reino moída na hora a gosto;
cebolinha verde picada a gosto;
1 colher de sobremesa de molho de peixe (você compra esse molho em casas de produtos orientais);
3 pimentões, um verde, um vermelho e um amarelo, grandes e fatiados, sem as sementes;
sementes de coentro a gosto;
1 tablete de caldo concentrado de legumes;
folhas de alface americana;
folhas de radicchio;
1 pepino médio em rodelas;
vinagre balsâmico a gosto;
azeite a gosto.

Modo de Fazer:
Tempere o peixe com sal, pimenta, molho de peixe, limão, nirá e cebolinha. Deixe tomar gosto por um tempo, depois asse-o num tabuleiro untado com azeite e coberto de papel alumínio. Na metade do cozimento, decore o peixe com o nirá reservado e cubra novamente com o papel alumínio, levando ao forno. Estará pronto quando a carne estiver cozida, porém ainda úmida.

Refogue os pimentões no azeite com as sementes de coentro, dissolvendo junto o tablete de caldo de legumes. Deixe que fritem até ficarem doces ao seu gosto(quanto mais cozido o pimentão, mais doce ele fica). Corrija com sal e pimenta e retire os pimentões com uma escumadeira, deixando na panela o azeite em que foram fritos.

Misture o pepino e as folhas de radicchio e alface numa tigela, tempere com sal, pimenta, azeite e vinagre balsâmico. Deixe tomar gosto por um tempo.

Em pratos individuais (essa receita dá quatro porções), disponha o peixe, os pimentões refogados e a salada. Pincele o peixe com o azeite que ficou na panela dos pimentões e sirva com um bom vinho branco bem gelado!

E se você não conhece, taí um vídeo do Michelangeli tocando Reflets dans l'eau. Essa peça, da série Images, de Debussy, tenta passar a imagem de um de um raio de sol batendo na água, que ora se agita, ora se acalma. Uma boa música para acompanhar um peixe, você não acha?


2 comentários:

No Caso disse...

ovulei com essa receita.
bjs

crazy loly pop disse...

jesus!